O QUE É HÉRNIA DE DISCO?

Quando os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e com o uso repetitivo, isso irá favorecer a formação das hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. 

A cervical e a lombar é a região mais frequente que ocorre o aparecimento da hérnia, pois são áreas mais expostas ao movimento e suportam mais carga. 

O QUE CAUSA UMA HÉRNIA DE DISCO? 

Algumas causas são mais frequentes para o aparecimento da hérnia, como por exemplo carregar ou levantar muito peso; realizar pouca ou nenhuma atividade física e predisposição genética (um fator muito importante).

QUAIS SÃO OS SINTOMAS E COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

Algumas pessoas não sentem nenhum sintoma, mas outras sentem diversos sintomas variados, a depender da área que foi comprimida a raiz nervosa. Os sintomas mais comuns são dor (que podem variar de intensidade leve, moderada ou forte, podendo chegar a uma dor insuportável), formigamento com ou sem dor; dor na coluna; dor na perna ou coxa; dor no braço; dor nas costas; dor no pescoço entre outros. 

O diagnóstico é feito clinicamente, através de exames como o RX, tomografia e ressonância magnética.

MAS AFINAL, COMO O PILATES PODE ME AJUDAR? 

O pilates é um método que irá trabalhar tanto o condicionamento físico como o mental, através de exercícios de força, flexibilidade e equilíbrio, melhorando  a consciência corporal e postural, além de auxiliar o indivíduo a manter as curvaturas fisiológicas da coluna, fortalecer os músculos acessórios e estabilizadores da coluna e região pélvica (vale ressaltar que muitos músculos que auxiliam nessa estabilização da coluna estão inseridos na região pélvica). 

Através desse fortalecimento em conjunto com a utilização dos princípios do pilates durante as aulas, resultará em uma redução das dores causadas pela hérnia, melhorando a qualidade de vida do indivíduo além de evitar que tenha outros problemas de saúde. 

O pilates também promove o afastamento das vértebras, ao estimular o crescimento axial (crescimento e alinhamento da coluna e conexão de todo o corpo), aliviando a pressão causada pela hérnia de disco, além disso, atividade física, bem orientada, ajuda no processo de hidratação dos discos intervertebrais, ajudando no tratamento e prevenção de hérnias e de outras patologias de coluna. 

Por esses motivos e muitos outros, o pilates é extremamente recomendado para o tratamento da hérnia de disco. Agora me diga, você está esperando o que para começar a treinar pilates? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *