O exercício físico tornou-se uma ótima opção para aqueles que buscam uma melhor qualidade de vida, podendo diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas, além de atuar como um elemento muito importante para o aumento da longevidade.
Algumas dicas, não só para uma melhora na qualidade de vida, mas para a prevenção de determinadas doenças crônicas, como: diabetes, hipertensão, obesidade e câncer, por exemplo, são:
● Adoção de hábitos de vida saudáveis, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de cigarros;
● Uma alimentação rica em legumes, vegetais, frutas, hortaliças e uma boa ingestão de água;
● Realização de exercícios físicos regulares, que, além de afastar o sedentarismo, promove maior disposição e energia, podendo diminuir pela metade o risco do desenvolvimento de doenças degenerativas;
● Sono adequado para repor as energias do dia, regenerar a mente e combater o estresse. Para isso, cabe estabelecer um ritmo de sono, como dormir e acordar sempre no mesmo horário e evitar a soneca ao longo do dia.
SONO
O sono é um importante indicador de saúde, e alguns fatores influenciam diretamente na qualidade do mesmo, como fatores sociais e psicológicos, as condições do local em que se dorme, o padrão de sono, o estilo de vida e as condições de vida do indivíduo, por exemplo. Além disso, tem-se que a prática de atividade física pode influenciar diretamente na qualidade de vida, tanto em indivíduos saudáveis quanto naqueles que tenham alguma patologia.
É recomendável que adultos com idade entre 18-60 anos obtenham regularmente 7 horas ou mais de sono por noite, para promover um bem-estar físico e mental. Para isso, torna-se necessário trabalhar a higiene do sono com alguns hábitos, como: ler um livro, ouvir alguma música tranquila, evitar cochilos diurnos e desligar os equipamentos eletrônicos, como celular, notebook e tablet, sempre 1 hora antes de dormir.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
A alimentação saudável é indispensável para a prática de exercícios físicos, e o ato de se exercitar é fundamental para uma vida saudável. E é esse equilíbrio que vai melhorar o seu rendimento e os seus resultados.
Para conseguir um bom desempenho nos treinos, é importante que o corpo seja nutrido com quantidades adequadas de macronutrientes, como as proteínas, gorduras e carboidratos; e de micronutrientes, como os minerais e as vitaminas.
PAPEL DE CADA MACRONUTRIENTE E MICRONUTRIENTE PRO SEU ORGANISMO:
- Carboidratos: são considerados como a principal fonte de energia do corpo;
- Proteínas: pode ter origem animal ou vegetal, e é importante tanto para as pessoas que querem ganhar massa muscular, quanto para as que querem apenas emagrecer e tonificar os músculos;
- Gorduras: são indispensáveis para o bom funcionamento do corpo, mas quando consumidas na medida certa, trabalham auxiliando em funções como a construção celular e o transporte de vitaminas, por exemplo;
- Vitaminas e minerais: não são produzidos pelo organismo, devendo ser consumidas pela alimentação.
Quando a alimentação está mal controlada, ou seja, come-se qualquer coisa a qualquer hora e em qualquer quantidade, apenas para “matar a fome”, o corpo começa a sofrer as consequências, tais como o aumento de peso, levando as pessoas à obesidade, ao diabetes e à hipertensão arterial. Nossa alimentação deve ser balanceada, obedecendo a quantidade correta de carboidratos, gorduras e proteínas, para que possamos viver de maneira saudável e tranquila.
Dicas sobre alimentação:
- 9 – 10 porções diárias de frutas e hortaliças;
- 3 – 5 porções de gorduras de fontes monoinsaturadas e poliinsaturada, como azeite de oliva, óleo de canola, abacates, nozes e sementes;
- 2 – 3 porções diárias de proteínas de feijões, peixes, carne magra e laticínios de baixo teor de gordura;
- 4 – 8 porções diárias de grãos integrais;
Além da alimentação, cabe a elaboração de um programa de 1 hora de atividade física diária, evitando-se o consumo de Álcool e do tabaco.
Autor do texto: Aldineia Nayara Martins da Silva